Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Quem sou eu? Sou parte do tudo O pedaço que é feito de nada Sou aquilo que tens mais medo Por ser o que mais te agrada Sou uma luz sólida Um caminho que não tem rumo E quando pensas que me achou É então que sumo Sou as lágrimas da tempestade Com o choro de trovão Sou quem te nega um olhar Mas te entrega o coração Sou mais do que pensas Mas menos do que realmente sou Sou quem mais acerta Por ser quem mais errou Sou acompanhado, mesmo sem amigos Desconhecendo o que é solidão Sou morador de um mundo real Mas que é feito de ilusão Sou uma peça nesse jogo da vida Um leigo que sabe de tudo Sou mais uma cara perdida Que sonha com a paz num futuro. (Lorenzo Petillo)

sábado, 20 de novembro de 2010

Modo Correto de Falar Com Deus...


Como você se comunica? Falando? Eu também! Que coincidência! Mas estava pensando em outras formas, gestos, dança, escrevendo... Sei lá. Qualquer jeito de transmitir uma ideia.

Ontem me peguei falando com Deus numa daquelas conversas de bate papo mesmo, sabe? Procurando conversar só, sem petições, sem dar uma de filho interesseiro, procurando ouvir mais do que falar, mas enquanto falava me lembrei de um tempo quando eu falava assim “Senhor, Deus todo poderoso, vós sempre ouvistes a mim...” e hoje “Sabe, Pai, tava pensando aqui, como o Senhor aguenta tanta besteira, tanto vacilo meu...” Todos os jeitos de falar com Deus são válidos ou você acha mesmo que o que chega aos ouvidos de Deus é minha voz de taquara rachada? Deus sabe todas as línguas, mas não precisa de nenhuma, ele ouve a voz do coração.

Quando as pessoas se machucam, umas dizem “ai!”, outras “putz!”, outras “droga!”, mas a sensação é a mesma. Assim também é o diálogo com o Pai. Acredita que ele liga se você fala errado, tem a voz feia, fala pouco ou muito? NÃO, não liga. Mas o que você sente, ah, isso sim, Ele não abre mão. A Bíblia nos fala sobre um tipo de comunicação com Deus. Os gemidos inexprimíveis, você nem fala, só chora e é renovado, tudo muda em seu ser, e um detalhe especial: Você não precisou dizer uma palavra sequer.

Tem gente dizendo que orar do modo X é errado, do Y também, mas do jeito Z, ah, do jeito Z é perfeito, é como Deus gosta de ouvir. DEUS NÃO PRECISA DE DICIONÁRIO E DEVE DETESTAR GRAMÁTICA! Duvida? Já viu dicionário da língua dos anjos? Sem contar que Jesus quando pregava, falava pra gente simples, agora imagina, se hoje a maioria das pessoas é alfabetizada, sabe ler e escrever. Imagina naquela época! Duvido que Jesus usasse termos cultos, palavras difíceis ou rebuscadas, Ele falava a língua do povo, da maneira mais simples possível pra se fazer entender e quando conversava com os discípulos falava do mesmo modo que quando pregava pra multidões.

Mas hoje vemos uma pessoa sendo duas, com roupas, jeito, vocabulário e postura completamente diferentes dependendo do que está fazendo. Quando está no altar fala com todas as palavras cultas que conhece, uma galera não saca bulhufas do que foi pregado e quem não entende não pergunta nada pra ninguém pra não passar por idiota. Atrás do púlpito parece que tem um ovo cozido e quente na boca, a postura é de orador de turma de direito, o terno é lindo, impecável e o vinco da calça perfeito, camisa de tecido egípcio, não estou dizendo que é errado se vestir bem, se pode, vista-se, claro! Mas o problema é quando uma roupinha bonita mascara um ser que quer aparecer às custas do evangelho, quer parecer sábio, inteligente, conhecedor das escrituras. Ao longo de minha jornada com Cristo aprendi que os melhores pregadores são os que mal aparecem e os mais simples, até esses arrumadinhos quando estão fora da igreja falando como gente normal, e acredite, Deus usa gente normal! Mas o que é ser normal?

Não sei você, mas a maioria das vezes que Jesus falou comigo através de alguém foi em uma conversa comum, em lugares comuns, com pessoas comuns, palavras comuns, gestos, posturas... Tudo comum. Mas porque ainda tem gente imitando os fariseus? Esse sim eram religiosos, agiam de um modo na sinagoga e de outro fora delas, dentro de casa então eram o oposto, hoje crentes de várias denominações descem o pau nos que são tidos como “moderninhos” os que se vestem de modo comum e falam na igreja como se estivessem na rua! Nossa que pecadooo! Engraçado é que a irmã da igreja deles pode ir para o templo de saia na altura do joelho, mostrando a panturrilha torneada, mas eu colocar uma bermuda, mostrar minha panturrilha torta, fina e cabeluda é pecado, nem tiro a razão destes, uma perna dessa como a minha tem que ser escondida mesmo! Mas não tem nada de errado não? Será que nós não estamos nos rendendo a tradicionalismos e esquecendo do que realmente importa? Tem gente que critica e fala que Jesus não é açougueiro pra querer só o coração, mas Ele também não é estilista pra querer só sua roupa, meu brother. O que Ele pediu foi corações, santidade, respeito e amor e sem isso pode estar com o terno mais caro do mundo, só o que muda é que vai pro inferno bem vestido.

Outra coisa que anda desviando muito e jogando irmãos contra irmãos é o jeito de falar, pregar, orar... Falam que é pecado usar gírias... Ai, Senhor, paciência, please! Eiii, você usa gíria! Duvida? A palavra “você” é gíria, ela veio de “Vossa mercê” depois “vós me cê” adivinha o que os escravos, a ralé da época, os excluídos falavam? “Vós um cê” que depois virou... tcham tcham tcham “VOCÊ” essa e uma série de outras palavras hoje eram gírias de antigamente, então deixa esse teu espírito de fariseu, que parece mais ser espírito de porco mesmo e querer ser duas caras, falar de um jeito na igreja, se vestir dos pés a cabeça e usar a desculpa que é a casa de Deus e merece respeito, ô cabeção, Ele não te vê só lá, ou você usa teu conceito de respeito em todo o canto ou muda esse conceito! Respeito a Deus tem mais a ver com teu procedimento do que com tua aparência. Vê como você fala na rua, em casa, no colégio, faculdade ou trabalho, se é comum falar bonito e teu vocabulário é livre de vícios de linguagem e te faria digno de uma cadeira da ABL (Academia Brasileira de Letras) Legal, glória a Deus, mas não pense que tuas palavras lindas fazem Deus te ouvir, como disse no início, Ele se preocupa com o que tu sentes e o que o teu coração fala, o som que você emite pouco importa.

Agora pare com os protocolos, com a regrinhas de português, fala como um filho fala ao Pai, como ele fala mesmo, afinal até que disfarce, Deus sabe como você falaria, então pra que disfarçar? Eu não disfarço e me sinto bem melhor assim, falando como se fala a um amigo, não a um general ou juiz que vai me condenar por não empregar o verbo corretamente. Teu Deus liga pra isso? O meu não, Ele se preocupa mais com minha sinceridade do que com minha gramática, mais com o tamanho da minha santidade do que a minha havaiana no lugar do sapato social fechado. E convenhamos que Rio de Janeiro, sol e gravata com terno... Hum... Não é a melhor combinação não.


Abração e fica na Paz,

Lorenzo Petillo.

Um comentário:

Unknown disse...

É isso aí...Lorenzo!
Creio que tudo foi escrito é um sentimento que muitas pessoas sentem mais não tem coragem de expressar. Na bíblia diz que o nosso Deus e o mesmo ontem, hoje e sempre será o mesmo, ele andava no meio de multidões sem discriminar ninguém ( isso é em todas as áreas), agora tem fulano aí que além de colocar seu terno se acha que o tal. Quem é vc? Se Deus que Deus não é assim, pq tú é? Se liga irmão!