Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Quem sou eu? Sou parte do tudo O pedaço que é feito de nada Sou aquilo que tens mais medo Por ser o que mais te agrada Sou uma luz sólida Um caminho que não tem rumo E quando pensas que me achou É então que sumo Sou as lágrimas da tempestade Com o choro de trovão Sou quem te nega um olhar Mas te entrega o coração Sou mais do que pensas Mas menos do que realmente sou Sou quem mais acerta Por ser quem mais errou Sou acompanhado, mesmo sem amigos Desconhecendo o que é solidão Sou morador de um mundo real Mas que é feito de ilusão Sou uma peça nesse jogo da vida Um leigo que sabe de tudo Sou mais uma cara perdida Que sonha com a paz num futuro. (Lorenzo Petillo)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Importância do Perdão


Perdoar... Acredito que não exista manifestação maior de amor do que essa, a capacidade de perdoar. A palavra de Deus nos mostra muitas coisas lindas acerca disso, tantas, tantas... A mais sublime foi a própria entrega de Jesus pelos nossos pecados, melhor dizendo, pelo perdão dos nossos pecados, foi para nos perdoar que Ele teve de morrer.

Porém não vejo coisa mais difícil do que proferir um perdão, não aquele de quem pisa no seu pé, te dá um esbarrão ou te xinga no trânsito, aliás tem “cristão” que nem isso consegue fazer, não perdoa nem em situações como essa, que dirá quando o colega de trabalho falar mais do que deveria sobre ele. Perdoar não é simplesmente dizer “tudo bem” ou não revidar a ofensa, perdoar é bem mais do que apertar a mão de alguém e dizer que não foi nada, que já esqueceu, agindo assim, além de não perdoar agregamos uma mentira no nosso pacote de pecados.

Outro dia estava em um culto abençoado, me senti bem, foi demais, mas voltando da igreja pra casa lembrei dos sócios da minha mãe que a alguns anos deram um golpe nela, passamos uma situação cabulosa, mas hoje percebo que por conta disso pude ver a mão de Deus de uma maneira sobrenatural sobre a vida da minha família. Deus não nos desamparou e fez com que nos aproximássemos d'Ele, talvez se hoje a minha casa serve ao Senhor seja consequência desse golpe que Ele não fez, mas permitiu. Pois bem, eu voltava pra minha casa quando algo me fez lembrar do que passamos, do que sofremos por causa daqueles dois, minha mãe chorando no quarto de madrugada, eu tendo que trancar minha faculdade, vendemos a casa pra gerar capital e abrir uma nova empresa, meus irmãos saindo dos cursos e sem dinheiro algum pra lazer e sem roupas novas por um bom tempo, as brigas entre meus pais (mãe e padrasto, mas que amo como pai). Foi barra.

Eu senti uma raiva daqueles dois, pensei no que faria se os visse na minha frente. PARA TUDO! Como assim? Eu não tinha perdoado todos os que me fizeram mal? NÃO! Naquela hora eu parei, e falei com Deus, pedi perdão pelos meus pensamentos, pedi que tivesse um coração segundo o de Jesus, capaz de perdoar e de verdade. A Bíblia fala que o Senhor lança nossos pecados no mar do esquecimento e isso me leva a crer que perdoar é esquecer mesmo. Eu não tinha esquecido. Somos capazes até de perdoar com certa facilidade quem nos fez mal, mas as pessoas que ferem a quem amamos a conversa é outra. Sei que posso não revidar um tapa, mas não sei o que seria capaz de fazer se visse um homem batendo no rosto da minha mãe. Perdoar é muito difícil. Mas quem disse que seria fácil?

Fato é que onde não há perdão é impossível que não exista mágoa, rancor, ressentimento, tristeza, amargura... Só que existem os que remoem essas mágoas todo dia, há os que esquecem, mas quando olham um lugar, escutam uma música, uma voz, se encontram em uma situação parecida, quando ouve um comentário sobre alguém, aí a pessoa lembra, sente novamente aquele sentimento ruim que sabe que não vem de Deus, mas pensa que sempre vai sentir. NÃO, não precisamos sentir isso, eu tenho que amar quem me fere, tenho que me esforçar pra isso, tenho que ver o outro lado da história, não o lado da outra parte, deixemos de ser materialistas, temos de ver o lado espiritual da circunstância. Nunca o Senhor deixaria que te jogassem numa fornalha se Ele não estivesse junto, NUNCA. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam. Naquele momento que orei, senti a presença de Deus de uma maneira ímpar, pude ouvir a voz de Deus dizendo “Ou a empresa ou Eu, vocês estavam ocupados para me adorar, senti falta de vocês, foi o único jeito de tê-los de volta.” Chorei, chorei muito, louvei a Deus por aquele golpe, hoje estamos restabelecidos, mas o principal é que estamos com Jesus, todos nós. Nem sei o que acontece com os dois, tomara que a empresa pague a salvação, mas caso não pague, eu oro pra alguém falar de Jesus pra eles. De coração, é isso que quero e se os encontrar eu falarei com eles, só não sei se eles terão cara pra falar comigo. Agora me diz se isso tem preço? A honra, pureza, moral de andar de cabeça erguida e saber que não devo nada a ninguém, que dinheiro paga isso? Eu sou feliz!

Só que dentro da igreja vejo um problema pior, os cristãos perdoam qualquer ofensa, qualquer falha, mas por conta da religiosidade acabam que não perdoam a si mesmos por um pecado cometido e a regra é clara em “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mt. 6. 14-15) Ei, você também é homem, o perdão que você dá a si próprio conta, sabia? Mas se você não se perdoa, Deus também não e os pecados que seriam retirados em cada oração ficam lá, atrapalhando a comunhão com Deus, cegando para as coisas espirituais e te fazendo ver as coisas do mundo de uma forma bem mais atraente. Ou seja, você até estaria perdoado se perdoasse a si próprio, mas o que separa você do perdão de Deus é sua própria culpa, afinal se perdoou-se mesmo existiria culpa? Duvido.

Em meio ao desespero podemos não sentir a presença de Deus, mas sabemos que Ele está do nosso lado, então esqueça sensações, elas podem ser enganosas, quando fizer algo que sabes que vai contra a vontade de Deus e se arrependeu de fato e de verdade o diabo não pode te acusar, mas quem vai te proteger de você? Essa é a pior das batalhas, a interna, lutamos contra nosso “eu” todos os dias, mas sempre que o ferimos, o enfraquecemos e deixamos que o Espírito de Deus cresça em nós cada dia mais e mais. Mas se houver falhas se perdoe, se falharem com você, perdoe, seja imitador de Jesus, você pode ter até pago um preço pela culpa de alguém e por isso não a perdoa, mas será que foi maior do que o preço que Jesus pagou pelas nossas culpas? Será que alguém pisou mais na bola com você do que você vacilou com Jesus?

Ele te perdoou, você tem seguido esse exemplo com os demais ou consigo mesmo? Quem ama perdoa e por isso que o amor cobre multidão de pecados. Se precisa perdoar, mas não consegue não peça para que consiga perdoar, peça que consiga AMAR, isso dará jeito. Se perdoar alguém não quer dizer que você o ama com o amor de Cristo, mas se aprender a amar é impossível que não perdoe.


Abração e que Deus os guarde,


Lorenzo Petillo.

Nenhum comentário: