Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Quem sou eu? Sou parte do tudo O pedaço que é feito de nada Sou aquilo que tens mais medo Por ser o que mais te agrada Sou uma luz sólida Um caminho que não tem rumo E quando pensas que me achou É então que sumo Sou as lágrimas da tempestade Com o choro de trovão Sou quem te nega um olhar Mas te entrega o coração Sou mais do que pensas Mas menos do que realmente sou Sou quem mais acerta Por ser quem mais errou Sou acompanhado, mesmo sem amigos Desconhecendo o que é solidão Sou morador de um mundo real Mas que é feito de ilusão Sou uma peça nesse jogo da vida Um leigo que sabe de tudo Sou mais uma cara perdida Que sonha com a paz num futuro. (Lorenzo Petillo)

sábado, 20 de novembro de 2010

Modo Correto de Falar Com Deus...


Como você se comunica? Falando? Eu também! Que coincidência! Mas estava pensando em outras formas, gestos, dança, escrevendo... Sei lá. Qualquer jeito de transmitir uma ideia.

Ontem me peguei falando com Deus numa daquelas conversas de bate papo mesmo, sabe? Procurando conversar só, sem petições, sem dar uma de filho interesseiro, procurando ouvir mais do que falar, mas enquanto falava me lembrei de um tempo quando eu falava assim “Senhor, Deus todo poderoso, vós sempre ouvistes a mim...” e hoje “Sabe, Pai, tava pensando aqui, como o Senhor aguenta tanta besteira, tanto vacilo meu...” Todos os jeitos de falar com Deus são válidos ou você acha mesmo que o que chega aos ouvidos de Deus é minha voz de taquara rachada? Deus sabe todas as línguas, mas não precisa de nenhuma, ele ouve a voz do coração.

Quando as pessoas se machucam, umas dizem “ai!”, outras “putz!”, outras “droga!”, mas a sensação é a mesma. Assim também é o diálogo com o Pai. Acredita que ele liga se você fala errado, tem a voz feia, fala pouco ou muito? NÃO, não liga. Mas o que você sente, ah, isso sim, Ele não abre mão. A Bíblia nos fala sobre um tipo de comunicação com Deus. Os gemidos inexprimíveis, você nem fala, só chora e é renovado, tudo muda em seu ser, e um detalhe especial: Você não precisou dizer uma palavra sequer.

Tem gente dizendo que orar do modo X é errado, do Y também, mas do jeito Z, ah, do jeito Z é perfeito, é como Deus gosta de ouvir. DEUS NÃO PRECISA DE DICIONÁRIO E DEVE DETESTAR GRAMÁTICA! Duvida? Já viu dicionário da língua dos anjos? Sem contar que Jesus quando pregava, falava pra gente simples, agora imagina, se hoje a maioria das pessoas é alfabetizada, sabe ler e escrever. Imagina naquela época! Duvido que Jesus usasse termos cultos, palavras difíceis ou rebuscadas, Ele falava a língua do povo, da maneira mais simples possível pra se fazer entender e quando conversava com os discípulos falava do mesmo modo que quando pregava pra multidões.

Mas hoje vemos uma pessoa sendo duas, com roupas, jeito, vocabulário e postura completamente diferentes dependendo do que está fazendo. Quando está no altar fala com todas as palavras cultas que conhece, uma galera não saca bulhufas do que foi pregado e quem não entende não pergunta nada pra ninguém pra não passar por idiota. Atrás do púlpito parece que tem um ovo cozido e quente na boca, a postura é de orador de turma de direito, o terno é lindo, impecável e o vinco da calça perfeito, camisa de tecido egípcio, não estou dizendo que é errado se vestir bem, se pode, vista-se, claro! Mas o problema é quando uma roupinha bonita mascara um ser que quer aparecer às custas do evangelho, quer parecer sábio, inteligente, conhecedor das escrituras. Ao longo de minha jornada com Cristo aprendi que os melhores pregadores são os que mal aparecem e os mais simples, até esses arrumadinhos quando estão fora da igreja falando como gente normal, e acredite, Deus usa gente normal! Mas o que é ser normal?

Não sei você, mas a maioria das vezes que Jesus falou comigo através de alguém foi em uma conversa comum, em lugares comuns, com pessoas comuns, palavras comuns, gestos, posturas... Tudo comum. Mas porque ainda tem gente imitando os fariseus? Esse sim eram religiosos, agiam de um modo na sinagoga e de outro fora delas, dentro de casa então eram o oposto, hoje crentes de várias denominações descem o pau nos que são tidos como “moderninhos” os que se vestem de modo comum e falam na igreja como se estivessem na rua! Nossa que pecadooo! Engraçado é que a irmã da igreja deles pode ir para o templo de saia na altura do joelho, mostrando a panturrilha torneada, mas eu colocar uma bermuda, mostrar minha panturrilha torta, fina e cabeluda é pecado, nem tiro a razão destes, uma perna dessa como a minha tem que ser escondida mesmo! Mas não tem nada de errado não? Será que nós não estamos nos rendendo a tradicionalismos e esquecendo do que realmente importa? Tem gente que critica e fala que Jesus não é açougueiro pra querer só o coração, mas Ele também não é estilista pra querer só sua roupa, meu brother. O que Ele pediu foi corações, santidade, respeito e amor e sem isso pode estar com o terno mais caro do mundo, só o que muda é que vai pro inferno bem vestido.

Outra coisa que anda desviando muito e jogando irmãos contra irmãos é o jeito de falar, pregar, orar... Falam que é pecado usar gírias... Ai, Senhor, paciência, please! Eiii, você usa gíria! Duvida? A palavra “você” é gíria, ela veio de “Vossa mercê” depois “vós me cê” adivinha o que os escravos, a ralé da época, os excluídos falavam? “Vós um cê” que depois virou... tcham tcham tcham “VOCÊ” essa e uma série de outras palavras hoje eram gírias de antigamente, então deixa esse teu espírito de fariseu, que parece mais ser espírito de porco mesmo e querer ser duas caras, falar de um jeito na igreja, se vestir dos pés a cabeça e usar a desculpa que é a casa de Deus e merece respeito, ô cabeção, Ele não te vê só lá, ou você usa teu conceito de respeito em todo o canto ou muda esse conceito! Respeito a Deus tem mais a ver com teu procedimento do que com tua aparência. Vê como você fala na rua, em casa, no colégio, faculdade ou trabalho, se é comum falar bonito e teu vocabulário é livre de vícios de linguagem e te faria digno de uma cadeira da ABL (Academia Brasileira de Letras) Legal, glória a Deus, mas não pense que tuas palavras lindas fazem Deus te ouvir, como disse no início, Ele se preocupa com o que tu sentes e o que o teu coração fala, o som que você emite pouco importa.

Agora pare com os protocolos, com a regrinhas de português, fala como um filho fala ao Pai, como ele fala mesmo, afinal até que disfarce, Deus sabe como você falaria, então pra que disfarçar? Eu não disfarço e me sinto bem melhor assim, falando como se fala a um amigo, não a um general ou juiz que vai me condenar por não empregar o verbo corretamente. Teu Deus liga pra isso? O meu não, Ele se preocupa mais com minha sinceridade do que com minha gramática, mais com o tamanho da minha santidade do que a minha havaiana no lugar do sapato social fechado. E convenhamos que Rio de Janeiro, sol e gravata com terno... Hum... Não é a melhor combinação não.


Abração e fica na Paz,

Lorenzo Petillo.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Importância do Perdão


Perdoar... Acredito que não exista manifestação maior de amor do que essa, a capacidade de perdoar. A palavra de Deus nos mostra muitas coisas lindas acerca disso, tantas, tantas... A mais sublime foi a própria entrega de Jesus pelos nossos pecados, melhor dizendo, pelo perdão dos nossos pecados, foi para nos perdoar que Ele teve de morrer.

Porém não vejo coisa mais difícil do que proferir um perdão, não aquele de quem pisa no seu pé, te dá um esbarrão ou te xinga no trânsito, aliás tem “cristão” que nem isso consegue fazer, não perdoa nem em situações como essa, que dirá quando o colega de trabalho falar mais do que deveria sobre ele. Perdoar não é simplesmente dizer “tudo bem” ou não revidar a ofensa, perdoar é bem mais do que apertar a mão de alguém e dizer que não foi nada, que já esqueceu, agindo assim, além de não perdoar agregamos uma mentira no nosso pacote de pecados.

Outro dia estava em um culto abençoado, me senti bem, foi demais, mas voltando da igreja pra casa lembrei dos sócios da minha mãe que a alguns anos deram um golpe nela, passamos uma situação cabulosa, mas hoje percebo que por conta disso pude ver a mão de Deus de uma maneira sobrenatural sobre a vida da minha família. Deus não nos desamparou e fez com que nos aproximássemos d'Ele, talvez se hoje a minha casa serve ao Senhor seja consequência desse golpe que Ele não fez, mas permitiu. Pois bem, eu voltava pra minha casa quando algo me fez lembrar do que passamos, do que sofremos por causa daqueles dois, minha mãe chorando no quarto de madrugada, eu tendo que trancar minha faculdade, vendemos a casa pra gerar capital e abrir uma nova empresa, meus irmãos saindo dos cursos e sem dinheiro algum pra lazer e sem roupas novas por um bom tempo, as brigas entre meus pais (mãe e padrasto, mas que amo como pai). Foi barra.

Eu senti uma raiva daqueles dois, pensei no que faria se os visse na minha frente. PARA TUDO! Como assim? Eu não tinha perdoado todos os que me fizeram mal? NÃO! Naquela hora eu parei, e falei com Deus, pedi perdão pelos meus pensamentos, pedi que tivesse um coração segundo o de Jesus, capaz de perdoar e de verdade. A Bíblia fala que o Senhor lança nossos pecados no mar do esquecimento e isso me leva a crer que perdoar é esquecer mesmo. Eu não tinha esquecido. Somos capazes até de perdoar com certa facilidade quem nos fez mal, mas as pessoas que ferem a quem amamos a conversa é outra. Sei que posso não revidar um tapa, mas não sei o que seria capaz de fazer se visse um homem batendo no rosto da minha mãe. Perdoar é muito difícil. Mas quem disse que seria fácil?

Fato é que onde não há perdão é impossível que não exista mágoa, rancor, ressentimento, tristeza, amargura... Só que existem os que remoem essas mágoas todo dia, há os que esquecem, mas quando olham um lugar, escutam uma música, uma voz, se encontram em uma situação parecida, quando ouve um comentário sobre alguém, aí a pessoa lembra, sente novamente aquele sentimento ruim que sabe que não vem de Deus, mas pensa que sempre vai sentir. NÃO, não precisamos sentir isso, eu tenho que amar quem me fere, tenho que me esforçar pra isso, tenho que ver o outro lado da história, não o lado da outra parte, deixemos de ser materialistas, temos de ver o lado espiritual da circunstância. Nunca o Senhor deixaria que te jogassem numa fornalha se Ele não estivesse junto, NUNCA. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam. Naquele momento que orei, senti a presença de Deus de uma maneira ímpar, pude ouvir a voz de Deus dizendo “Ou a empresa ou Eu, vocês estavam ocupados para me adorar, senti falta de vocês, foi o único jeito de tê-los de volta.” Chorei, chorei muito, louvei a Deus por aquele golpe, hoje estamos restabelecidos, mas o principal é que estamos com Jesus, todos nós. Nem sei o que acontece com os dois, tomara que a empresa pague a salvação, mas caso não pague, eu oro pra alguém falar de Jesus pra eles. De coração, é isso que quero e se os encontrar eu falarei com eles, só não sei se eles terão cara pra falar comigo. Agora me diz se isso tem preço? A honra, pureza, moral de andar de cabeça erguida e saber que não devo nada a ninguém, que dinheiro paga isso? Eu sou feliz!

Só que dentro da igreja vejo um problema pior, os cristãos perdoam qualquer ofensa, qualquer falha, mas por conta da religiosidade acabam que não perdoam a si mesmos por um pecado cometido e a regra é clara em “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mt. 6. 14-15) Ei, você também é homem, o perdão que você dá a si próprio conta, sabia? Mas se você não se perdoa, Deus também não e os pecados que seriam retirados em cada oração ficam lá, atrapalhando a comunhão com Deus, cegando para as coisas espirituais e te fazendo ver as coisas do mundo de uma forma bem mais atraente. Ou seja, você até estaria perdoado se perdoasse a si próprio, mas o que separa você do perdão de Deus é sua própria culpa, afinal se perdoou-se mesmo existiria culpa? Duvido.

Em meio ao desespero podemos não sentir a presença de Deus, mas sabemos que Ele está do nosso lado, então esqueça sensações, elas podem ser enganosas, quando fizer algo que sabes que vai contra a vontade de Deus e se arrependeu de fato e de verdade o diabo não pode te acusar, mas quem vai te proteger de você? Essa é a pior das batalhas, a interna, lutamos contra nosso “eu” todos os dias, mas sempre que o ferimos, o enfraquecemos e deixamos que o Espírito de Deus cresça em nós cada dia mais e mais. Mas se houver falhas se perdoe, se falharem com você, perdoe, seja imitador de Jesus, você pode ter até pago um preço pela culpa de alguém e por isso não a perdoa, mas será que foi maior do que o preço que Jesus pagou pelas nossas culpas? Será que alguém pisou mais na bola com você do que você vacilou com Jesus?

Ele te perdoou, você tem seguido esse exemplo com os demais ou consigo mesmo? Quem ama perdoa e por isso que o amor cobre multidão de pecados. Se precisa perdoar, mas não consegue não peça para que consiga perdoar, peça que consiga AMAR, isso dará jeito. Se perdoar alguém não quer dizer que você o ama com o amor de Cristo, mas se aprender a amar é impossível que não perdoe.


Abração e que Deus os guarde,


Lorenzo Petillo.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ter ou Não Ter?


Sempre julgamos que a nossa geração é a pior de todos os tempos, a dos anos 70 eram os hippies e a maconha, anos 80 o rock e a cocaína, anos 90 música eletrônica e o ecstasy chega ao Brasil, anos 2000 e é a vez do LSD nas raves com o psy-trance. Agora estamos com tudo junto e somados ao crack, mescalina, raxixe, special key e milhões de variedades de ecstasy e LSD... Imagina o que vem daqui a dez anos! Ainda bem que Jesus me tirou dessa vida.

Agora o que leva essas pessoas a buscarem diversão nessas coisas? Drogas tem tomado conta do mundo e já virou banalidade, eu não sou a favor de nenhuma, mas pra mim a pior é o álcool que pode ser comprado em qualquer lugar, consumido descaradamente, o cara que bebe, sai do controle, quer bater em todo mundo e com isso tá detonando o fígado, cérebro, moral e respeito... Que ideia de diversão é essa?

O homem é um eterno “vir a ser” e ele quer sentir mais sensações possíveis e ser o melhor que pode, mas o melhor na opinião dos outros, dane-se se vai queimar meus neurônios, detonar meu pulmão, estragar meu fígado. E daí se as bombas da acadêmia vão condenar meus rins, me deixar impotente ou até estéril? É, essa é a nossa geração, a que se sente como centro do universo, invulnerável, intolerante e que sempre que mais e mais e mais.

Todos almejamos algo, não é ganância, mas ter um objetivo nos deixa vivos, ter de quem cuidar nos faz lutar mais do que se tivéssemos que cuidar somente de nós mesmos. E as preocupações nos fazem levantar mais cedo do que queríamos todo dia.

O índice de suicídio é maior nas classes altas que baixas no que se trata de Brasil, mil vezes maior nos países desenvolvidos que nos sub, ou como querem os otimistas “países em desenvolvimento”... Curioso, não? A complexidade da mente me fascina a tempos, quando tive de estudar psicologia então apaixonei. Mas quando vi que nem tudo é transtorno psicossomático, TOC, depressão, síndrome do pânico, vícios... Shakspeare estava certo “Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia.” Se eu não soubesse do inglês maluco que ele foi diria que ele tinha sido pastor... rsrsrs...

As pessoas falam que hoje em dia a pessoa vale o que tem. E quando isso foi diferente? Por isso sempre querem mais, fiquei me perguntando se a tática do diabo não mudou nesses últimos tempos, ele leva mais gente pro inferno dando dinheiro do que tirando. As drogas são caras e as baratas como crack viciam tão rápido que sai mais caro ainda. E os filhos de Deus reclamam quando não ganham o que querem, desde o aumento de salário, o carro importado até a tão sonhada namorada ou namorado. Deus quer encher seus filhos de bençãos, mas não quer que os filhos se afastem d'Ele, por isso que Salomão pedia o suficiente, não tanto a ponto de subir pra cabeça e nem tão pouco a ponto de ter de mendigar... Deus te deu exatamente o que você precisa, não o que você quer pra poder deixar vocês dois juntos, imagina se todo mundo ganhasse de Deus o que pede? O que ia ter de carro importado em poste por correr demais, gente se afastando com festas, viagens e tudo o que pode ser abismo entre você e Deus. Mas o cão, esse dá e com gosto.

E agora? Será que se temos Deus precisamos de mais alguma coisa? O que? Agora pense se é melhor ter Deus e ser feliz com pouco ou ter tudo e ser tão infeliz a ponto de se matar como uma galera nos países ricos, gente que quem olhava dizia que estava com tudo o que precisa, bem sucedidos, bonitos, sem problema financeiro algum? O que é melhor? Verdade seja dita, quando temos problemas nos aproximamos mais de Deus, fazemos mais do que quando tudo está bem, jejuns e orações ficam constantes. Seja sincero, você passa tanto tempo em sintonia com Deus do que quando está tudo bem ou quando tá pegando meeeesmo? Eu tenho de mudar isso, sou o primeiro a assumir que preciso ser mais fiel no muito. Pedi tantas coisas e agora que acho que to recebendo vou fazer mais pelo evangelho, Ele merece.

Temos de dar graça em tudo, quando for reclamar de novo, pense no seu último sofrimento, o que te fez ser como és, forte, experiente e confiante em Deus... Se você tirar os momentos felizes da sua vida vai ver que não mudariam muito você como pessoa, mas retire os maus momentos, você seria completamente diferente e pra pior. Aprenda com os ensinamento de Deus e nunca esqueça que TODAS as coisas cooperam para seu bem.


Abraço e que Jesus os guie.

Lorenzo Petillo.

Você é mesmo imagem e semelhança de Deus?




À imagem e semelhança de Deus... É o que a maioria diz que somos, mas me deparei com algo estranho. Primeiro eu analisei a palavra e constatei de que ela não é sinônimo de “idêntico”. Ora, como seres carnais levamos a parte da semelhança de Deus como se Ele tivesse dois braços, duas pernas, um nariz, cabelo.

A alguns anos aprendi no colégio que cada parte do nosso corpo tem uma função definida, mas pra que Deus Todo Poderoso precisaria por exemplo de nariz? Aí o crente que já leu a Bíblia fala “Mas, Lorenzo, deixa de burrice, na Palavra fala que nossas orações sobem como aroma suave às narinas de Deus.” É claro, de que outra forma a Bíblia poderia explicar como se comporta a relação das nossas orações com o Senhor? Mas repara que é outra assimilação com algo que conhecemos pra chegar o mais próximo possível do que foge à compreensão humana tão limitada. Mas voltando, Deus não tem de respirar oxigênio, então pra que nariz ou pulmões? Pra que um ser que voa precisaria de pernas? E mais... Pra que usaria boca pra falar se Ele diz o que quer aos nossos corações através de seu Espírito? Percebi o quanto sou carnal, eu imaginava até cinco minutos atrás um ser físico com olhos de fogo, cabelo como a neve, vestes reluzentes, até aí tá bonito, mas quando eu pensei numa espada na boca de Jesus... hum... Sei lá, fugiu um pouco da minha ideia de Deus...E só então eu percebi que a descrição das coisas espirituais tem de nos ser explicadas através de algo que conheçamos. Até você se for descrever um objeto recém-criado vai falar “Tem pernas iguais as de mesa, com um teclado parecido com a de um telefone antigo e a cor lembra o cabelo loiro.” Cada um criaria um objeto diferente na sua mente, mas duvido que algum seria idêntico, só saberia como é mesmo depois de ver pessoalmente. Sempre usamos algo que todos conhecemos pra explicar o que não é conhecido por outros. Aí vem de novo o super crente “Mas Lorenzo, só tu que não sabia disso, é tudo espiritual, dããã.” Então você nunca imaginou o coroa que eu imaginei com seus pés como bronze, cabelo como a neve, e nem uma espada saindo da boca d'Ele... à, tá...

A Bíblia diz que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, realmente o criou, mas quem disse que continuou assim? Imagem tem a ver com reflexo, você só sabe sua imagem quando vê um espelho e o espelho reflete tudo o que você faz externamente, a semelhança vai além, mostra não só o que seria externo, mas interno também . Adão compreendia Deus porque era santo, sem pecado e mais... Adivinha em que língua Adão conversava com Deus? A língua dos anjos! Claro! Adão era batizado com o Espírito Santo, já nasceu assim, afinal qual o Espírito que traz vida? O mesmo que foi soprado nas narinas de Adão e aí sim, esse Espírito os fez semelhantes em um nível muito mais profundo que visualmente, mas em essência, só o corpo humano não te faz ser semelhante ao Altíssimo, a santidade sim, mas Adão pecou e o Espírito não habita juntamente com o pecado, hoje pedimos perdão em nome de Jesus, mas e Adão? É, perdeu playboy... Ficou só com o corpo, o Espírito já era, mas continuou a imagem de Deus só por ser homem, isso já basta independente de como és, bonito feito o Gianechinni ou feio como o Ronaldinho Gaúcho e você sabia disso, Duvida? Pensa quando nasce um bebê com defeitos genéticos, sem braço, sem perna, com problemas em geral, ele ainda assim é a imagem de Deus mesmo não sendo igual a você. Se fosse assim só pessoas com corpo perfeito seriam à imagem e semelhando do Senhor. E nessa vida de fast-food corpo perfeito tá ficando cada vez mais difícil.

Nossa língua matre é a língua dos anjos e voltará a ser mais tarde, acredito que todos os homens a usavam até Babel. Depois da torre já era, mas no dia de pentecostes adivinha quem voltou? A língua que nós vamos falar quando estivermos ao lado d'Ele.

Jesus morreu para que pudéssemos voltar às origens, hoje, quando abrimos o coração e o Espírito de Deus entra no nosso ser, voltamos a ser semelhante ao Altíssimo, voltamos a entender sua voz através do vento e vemos seu mover em tudo ao nosso redor, passamos a notar o que realmente é felicidade, o que é tristeza e o mais impressionante, nos é revelado o que é ilusão e nos espantamos quando vemos as coisas como são em sua essência espiritual. Ouvimos a voz d'Ele em uma língua que não é compreendida pelos ouvidos, mas pelo coração.

Ser semelhante é ser santo como Ele é. Não ter cinco dedos em cada mão e cada pé.

Abração, gente. Que a Paz do nosso Senhor seja com vocês.!

Lorenzo Petillo.