Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Quem sou eu? Sou parte do tudo O pedaço que é feito de nada Sou aquilo que tens mais medo Por ser o que mais te agrada Sou uma luz sólida Um caminho que não tem rumo E quando pensas que me achou É então que sumo Sou as lágrimas da tempestade Com o choro de trovão Sou quem te nega um olhar Mas te entrega o coração Sou mais do que pensas Mas menos do que realmente sou Sou quem mais acerta Por ser quem mais errou Sou acompanhado, mesmo sem amigos Desconhecendo o que é solidão Sou morador de um mundo real Mas que é feito de ilusão Sou uma peça nesse jogo da vida Um leigo que sabe de tudo Sou mais uma cara perdida Que sonha com a paz num futuro. (Lorenzo Petillo)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tempo da Obra

Tantos oram pedindo paciência, perseverança... Mas a única forma de exercitar a paciência é com algo que demore. E a perseverança quando esse algo está demorando e ainda por cima parece cada vez mais difícil, mas mesmo assim continua a busca. A verdade é dura. Quem não sabe esperar ou se entrega às dificuldades das circunstâncias e do tempo NÃO CONFIA EM DEUS porque se confiasse teria edificado dua fé n’Ele, na Rocha.

Estava vendo como se constrói um prédio. Percebeu que quando separam um lugar pra construção e o cercam passam-se meses sem nada aparecer? E do nada, de um dia para o outro o prédio já está com 5 andares, todos se assustam, comentam como fizeram tão rápido, os jovens falam que devem ter chamado mais gente e por isso agora foi, os velhinhos falam que o dono deve ter aparecido e colocou os pedreiros pra trabalhar. Não, não foi nada disso. A parte de fundação da obra, os alicerces são a parte mais demorada de uma construção, as estacas de apoio tem que ser enterradas cada vez mais fundo e de acordo com a altura da obra. Quanto maior a obra, maior a profundidade de seus alicerces, do mesmo modo que nossa vida espiritual. Na construção as estacas precisam passar as várias camadas de solo, lençóis freáticos e até chegarem... Na Rocha, se os alicerces conseguirem penetrar ali, nada de ordem natural derruba o edifício.

Quando Jesus falou sobre as duas casas, uma fundada sobre a areia e outra na rocha as pessoas imaginam uma casa em um solo bem diferente do outro, uma com areia em volta e embaixo, a outra construída sobre uma rocha, na verdade, se fosse assim, a que está sobre a rocha teria mais chances de cair. Duvida? Fique de pé na areia e seja empurrado, você consegue se apoiar, mas peça pra alguém dar o mesmo empurrão se estiveres numa rocha o apoio é bem menor e ainda é escorregadio.

Essas casas poderiam ser vizinhas, no mesmo terreno, no mesmo lugar, mesma rua e idênticas em aparência, mas só em aparência. Os alicerces de uma eram superficiais, não passavam da areia. A outra levou mais tempo pra ser construída, os alicerces foram se aprofundando pouco a pouco, dia após dia, começaram da areia na superfície, passaram pelo barro, pedras de seixo, lençol d’água, mais barro e sabe-se lá quantas camadas de solos diferentes. Esses solos representam o grau de intimidade, cada camada, um avanço, um dom, uma resposta, um ensinamento. Até que chega na rocha, daí sim, depois de bem fundamentado, com base, uma estrutura realmente confiável, aí se constrói a casa, que é tudo o que representa nossa comunhão com Deus, a casa é tudo na vida, é abrigo, o lugar onde se repousa, é onde mora a família, a casa é nosso ministério, nossa relação com Deus. Se for edificado sobre a areia, com certeza ficará pronta em menos tempo, mas será que ela é forte?

Imagine dois terrenos, um à direita e outro à esquerda. No primeiro dia no terreno da esquerda já sobe uma parede, no outro já esta com todo o piso pronto e a da direita ainda não tem nada, estão fundamentando seus alicerces, a casa do vizinho está quase pronta e a da direita ainda nenhuma parede sequer, ela ainda está na fundação dos alicerces, esses indo mais fundo e mais fundo, a casa do vizinho já está pronta vai até adorná-la, afinal começaram a construir juntos, mas o contrutor da direita agora que levantou a primeira parede. Um já dorme aquecido dentro de sua casa, comemora a bênção em tempo recorde. O outro passa a noite no frio, sem teto, orando pra ter forças pra construir no outro dia. Amanhece, o vizinho da esquerda faz um churrasco, deita em uma rede na varanda e o da direita está terminando de levantar as peredes, ainda cruas, sem cimento nem massa, a casa está feia. Mais uma noite chega. O frio já não incomoda tanto. No outro dia o da esquerda recebe visitas e mostra quão bonita ficou sua casa enquanto se gaba do tempo em que construiu, fala do vizinho incompetente que começou a construir junto com ele e até agora não terminou. O vizinho da direita está terminando de pintar a casa que ficou pronta! Chegou a noite, os dois dormiram felizes e aquecidos em seus lares, no outro dia, logo pela manhã, quem passava elogiava as duas casas que eram muito parecidas, aparentemente idênticas. Naquele dia ao anoitecer houve algo terrível: E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa”(Mt. 7.25).

Naquela noite somente uma das casas ficou de pé. O construtor de uma priorizou o tempo de construção e a beleza, o outro em fundamentá-la do modo correto. Qual contrutor tem sido você? Tem sabido trabalhar sem ver resultados, sem ganhar elogios, mas sabendo que está no caminho certo? Tem aguentado ver os outros com suas casas lindas te olhando e dizendo que és um incompetente, que nada do que você faz dá resultado? Tem dormido no frio sem reclamar sabendo que quando a casa estiver pronta nada vai te abalar? Não é fácil edificar a casa sobre a rocha, mas é o que Jesus espera. Ele espera que você saiba esperar, mas trabalhe enquanto espera, entende? Não adianta esperar que a casa fique pronta sozinha. Aprecie cada centrímetro de alicerce mais profundo, comemore cada tijolo colocado, cada pincelada na parede, esqueça a casa dos outros! A casa é sua, construa da forma que achar melhor.

Lorenzo Petillo.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Amando de Verdade


Por que a gente só tem certeza de que é a pessoa certa quando é a errada? Já percebeu? E quando é a certa a gente dispensa... Olha o filme acontecendo de novo com atores diferentes! Seu amigo que era safadão, do nada, coloca casado(a) no orkut ao invés de namorando. Mas espera um pouco. Não era esse que dizia que só casava depois de morto? Você entra no orkut dele, pergunta o que ta acontecendo ele responde com um simples e puro “Tô amando!” Amando? Esse cara gaguejava pra falar que sente um gostar, que dirá amor! Essas quatro letras só saíam da boca dele quando ele conhecia aquela loira fenomenal que não faz sexo, só amor. Aí sim ele falava... não que ama, mas que quer fazer amor com ela, aí sim ele dizia!

Aí depois de um mês o vê na balada sozinho, pergunta quantas ele ja agarrou e o cara fala que nenhuma e estufa o peito mostrando um ar de superioridade sem igual, e declara... “Mermão, se você tivesse noção do que eu tenho comigo, irias ver que não vale a pena pegar nenhuma aqui!” Todos os amigos comentavam, o safado virou fiel... até então fiel pra ele era o cara que torcia pro corintians!

A boate tá bombando, gata pra todo o lado. Opa, open bar pra elas! É meio caminho andado! E o cara não tá nem aí, você não aguenta e pergunta o que ele ta fazendo alí então, já que não foi caçar e a resposta é que só foi pra acompanhar a irmã mais nova que não pode sair só com o namorado. E a gata? Cadê? Olha pra um lado, pra outro e nada. Nisso chega “a loira” abraça ele por trás, você vê ela falar ao pé do ouvido dele uma coisa que deveria ser a mais sacana do mundo, porque o sorriso que ela deu depois... Ah, é daqueles que só quem tá muito afim que dá... Não dá pra ouvir o que ele diz, mas ele articula bem o suficiente pra ver que ele diz que tá acompanhado e que não rola mais. O que? Mais? Ele já pegou antes? Cara, o essa namorada deve ser uma modelo internacional! Pra deixar aquela loira chupando o dedo... A curiosidade aumenta. Cadê a tal? Mas antes que possa acontecer a pergunta todo mundo some. A namorada deve ter visto aquele abraço por trás... Porque todo mundo sumiu. Ele, a irmã e o namorado dela e nem chegou a ver a namorada! Que Droga!

Sabadão de futebol com os amigos, durante o jogo o cara leva um carrinho, o povo corre pra evitar a briga, ele sempre foi agressivo, mas surpreendentemente ele levanta, passa a mão atrás da coxa, olha pro agressor e diz com um olho fechado e um sorriso de canto de boca “Essa foi forte, hein?” volta a correr e dá um tapinha no ombro do cara que levou cartão amarelo. Fim de jogo, o time dele perdeu. Mas o bom humor não acabou, nem com a falta que deve ter doído um bocado. Na cantina do clube a cerveja é à vontade, mas ele pede... Hã? Suco? O que essa mulher têm? Ela deve ser perfeita? O cara mais safado passou a ser fiel, mais agressivo e agora... calmo! Bebia mais que todo mundo e agora suco de abacaxi com hortelã? Ah, não, se tiver irmã a disputa vai ser feia, todo mundo ta comentando a mudança desse cara! Sem contar que o gosto dele sempre foi ótimo, a mais feia que ele ficou deixava a Angelina Jolie no chinelo!

Os amigos não aguentam mais. Se reúnem e perguntam na “roda da verdade” que é a mesa de bar depois de 20 garrafas de cerveja... “Quem é essa? Quando a gente vai conhecer?” e ele responde calmamente, que não é essa é... ESSE! Nãããão... o choque foi geral! Isso explica tudo! A falta de interesse pelas mulheres, a calminha no futebol e o suquinho de abacaxi com hortelã! E ele continua “Galeeera, não sei de onde vocês tiraram que eu tava namorando! Eu to solteiro. Só que eu encontrei alguém que me ama mais que minha mãe. Encontrei Jesus. É isso!” A risada foi generalisada, gargalhadas rompiam o ar, mas cessaram quando ele permaneceu sério. Quando o silêncio se fez disse olhando pra todos que não adiantava sorrir quando se tem problemas que ninguém sabe e que sorrisos não indicam felicidade, pois a felicidade verdadeira não gera alegria momentânea, mas eterna e que quando ele saísse continuaria feliz, mas a felicidade de fazer pouco de alguém dura somente alguns segundos. Os amigos nunca esqueceram aquilo. Um se retirou com lágrimas nos olhos, pensando na vida que tem. O fato é que daquele dia em diante a amizade mudou. Passaram a se encontrar menos com ele, mas o procuravam quando estavam com algum problema e dos grandes, só vinha ele na cabeça, pois sempre que o sorriso deixava seus rostos eles lembravam da descrição de felicidade perfeita que o amigo deu naquele dia. Um a um os amigos estão começando o mesmo relacionamento que “o Sr. Suquinho de Abacaxi” começou, faltam alguns ainda, é verdade que naquele dia nem todos pensaram em ir pra alguma igreja, mas uma coisa é inegável. Todos foram tocados por algo divino.

Lorenzo Petillo.

sábado, 10 de julho de 2010

Nunca senti tanta falta dos meus amigos como hoje. Tá doendo, a garganta com um nó, e mesmo que eu pense em Deus e ore... bem, acho que devo estar com algum problema porque essa saudade não passa. Por mais que eu tenha conhecido pessoas legais aqui, acho que estou com o coração mais duro do que eu pensava afinal, já me decepcionei muito, o suficiente pra não confiar fácil... resultado: tenho me aberto com gente que nem conheço pelo msn, mas ontem estava muito mal e sem nenhum amigo on-line acabei falando muito de mim pra uma pessoa, uma mulher que ao menos aparentava e aparenta ser muito de Deus. Mas o que eu não sabia que ela era da minha igreja, pensei que ela era de longe! Eu não podia falar tudo o que disse pra ela, mesmo não tendo malícia, nada, a visão é de que homem ministra homem e mulher ministra mulher. Até pra não confundir sentimentos. E eu errei. Falei muito, talvez o suficiente pra ser digno de pena e ela o bastante pra me impressionar.

Mas o que fazer nessas horas? O nó cada vez mais apertado e os olhos mais cheios d’água. Saudade dos meus amigos, dos meu irmãos, da minha mãe... Nossa, como os amo, Senhor! Como eu os amo! O lado bom é que assim eu me aproximo mais de Deus. Ele tem sido meu amigo, meu irmão, minha mãe, meu pai, meu sustento. Meu espírito está bem, essa dor me ensinou a diferença entre ele e minha alma... a alma sim, essa esta mal, aliás, não mal, mas carente é outra coisa. To sem namorada a seis meses. É um novo recorde mundial! Mas brincadeiras aparte, a carência é inevitável, quando eu sento na praia todo o dia antes do culto e fico só com Deus, conversando, rindo, chorando... Acabo vendo casais observando o pôr-do-sol, e cheguei a questionar Deus sobre o ímpio... “Ele vive em pecado, não te serve, não se dedica o quanto eu e tá lá! Abraçado! Ganhando um cafuné. E eu? Sou pior do que ele? Não mereço isso?” Chorei. Eu me abraçava agachado numa tentativa de suprir minha carência com meu próprio carinho, mas foi em vão e quando o cansaço e os soluços estavam passando Deus veio falar comigo... “Filho, você tem a mim, consegue suprir todas as tuas necessidades com meu Espírito, nada pode te abalar se estiveres em mim. Mas e ele? O ímpio que está abraçado ali. Se a namorada o deixar, quem ele tem? Certamente menos que você, pois você tem a minha presença te renovando a cada dia, e ele? Não teria ou não sentiria ninguém por perto. Eu o deixo daquele jeito por enquanto porque é o melhor pra ele, e se você está assim, pode ter certeza, é porque é o melhor pra você.” Chorei de novo! Lógico! Mas foi diferente, a dor do primeiro choro foi indo com as lágrimas desse. Deus me renovou.

Ainda sinto falta da minha mãe e das pessoas que eu amo, mas agora penso que se o Senhor me colocou aqui é porque Ele vai cuidar deles lá, melhor do que eu se estivesse por perto, Ele me substitui lá e substitui os que eu amo aqui.

Eu amo esse Deus! Mais que tudo! Mais que a mim! Eu te louvo, Senhor! Te louvo porque és o meu abrigo, meu consolador, meu alicerce, minha rocha forte! És tudo o que eu preciso e é tudo o que eu tenho... E se fosse pra eu ter tudo de novo... meu amigos, namorada, família, mas tivesse que te perder. Não aceitaria. Eu sei a quem eu sirvo e que me amas com um amor que mesmo os que me amam aqui jamais vão poder me dar.

“O que é visível é provisório, mas o que não se vê dura pra sempre.” Temos lutado pra conseguir qual dessas duas coisas? As provisórias ou as eternas? A mente nessa hora é enganadora, não a escute, agora pergunte aos seus atos, eles não mentem o que está no seu coração!

Lorenzo Petillo.

sábado, 3 de julho de 2010

Quanto Vale?


Quanto vale o meu corpo?

Bem menos que minha alma

Quanto vale minha paz?

Não sei, mas deve ser bem cara

Por que foi paga com sangue

Com lágrimas derramadas

Dos olhos do próprio Deus

Que me acompanha e me encoraja

A perseguir minhas metas, meus objetivos

A não tropeçar, mas chutar as pedras do caminho

Andando, sofrendo, lutando mas sorrindo

Já não importa o problema, mas quem está comigo

Jesus está aqui, com o braço ao meu redor

Escutando os meus versos e me fazendo melhor

Me preparando, cuidando e instruindo

Encarando o diabo que tá aí só roubando e destruindo

Tem gente que acha que eu virei louco

Então agora vocês podem ter certeza

Mas no dia que o Senhor voltar

Adivinha quem vai estar sentado à mesa?

Lorenzo Petillo.