Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Quem sou eu? Sou parte do tudo O pedaço que é feito de nada Sou aquilo que tens mais medo Por ser o que mais te agrada Sou uma luz sólida Um caminho que não tem rumo E quando pensas que me achou É então que sumo Sou as lágrimas da tempestade Com o choro de trovão Sou quem te nega um olhar Mas te entrega o coração Sou mais do que pensas Mas menos do que realmente sou Sou quem mais acerta Por ser quem mais errou Sou acompanhado, mesmo sem amigos Desconhecendo o que é solidão Sou morador de um mundo real Mas que é feito de ilusão Sou uma peça nesse jogo da vida Um leigo que sabe de tudo Sou mais uma cara perdida Que sonha com a paz num futuro. (Lorenzo Petillo)

sábado, 12 de junho de 2010

Águas Profundas


Sempre que escrevo, tento mostrar o melhor caminho, não só aquele pelo qual já passei, mas pelo que vi pessoas passarem e principalmente, mostrar o melhor caminho aos olhos de Deus. Tenho tantas falhas, erro demais, fico tentado, mas ultimamante posso dizer que ando mais feliz porque tenho melhorado, me tornado mais resistente ao pecado, tenho sentido e visto o Senhor me usando como nunca, tenho sentido a ação d’Ele de uma maneira nova, no caso de hoje de madrugada, numa vigília da igreja. Já tive a sorte de ser usado para curar, expulsar demônios, profetizar, evangelizar e pregar, mas a maior de todas as experiências da minha vida no que diz respeito a ação do Espírito Santo foi hoje.

Tantas pessoas sedentas, cantando, louvando, profetizando, recebendo profecias, sendo curadas, libertas... A ação é mesmo multiforme! Sou batizado no Espírito a muito tempo, desde então sinto a presença de Deus e julgava que era “só” aquilo, me enganei, Deus mostrou o que são águas mais profundas. Aquela sensação foi aumentando, aumentando e tomando uma proporção ao ponto que pareceu que ia explodir, decidi parar de dominar o Espírito, afinal ele se submete ao profeta, dessa vez eu deixei Ele tomar conta. Me submeti a Ele. Estava de olhos fechados, mas de repente parecia que estavam abertos e de frente pra uma lâmpada de 220! Não interrompi, queria mais, queria ver até onde aquilo poderia ir e fui mergulhando cada vez mais fundo nas águas do Espírito! Aquela sensação no meu interior de sempre se apresentava de forma discreta estava se libertando de algemas que agora sei, fui eu quem colocou. Minhas pernas começaram a ficar trêmulas, o corpo inclinava de um lado para o outro, os braços estavam começando a levantar e abaixar, e depois de um pulo inesperado e inevitável, minha boca estava abrindo sozinha e as línguas estranhas saíam, por melhor dizer, fluíam de minha boca, falava em línguas, mas essas eram novas, escuto o que digo e as que eu disse, tenho certeza, nunca tinha dito.

Me prostrei com o rosto em terra, glorifiquei de uma forma totalmentente guiada pelo Espírito, tanto nas línguas estranhas quanto na minha própria língua, eu não pensava, só falava e era lindo o que dizia, não palavras rebuscadas, não é isso, me lembro que o ápice foi quando eu disse “Senhor, eu te amo muito.” Nessa hora não consegui falar mais nada, meus olhos devem ter trabalhado como nunca, meu rosto ficou tão molhado quanto o de quem abre uma torneira e molha a face. Sabe quando alguém fala uma frase emocionante? Aquela que vem da boca do próprio de Deus? Aquela que comove todas as pessoas, seja pela beleza provocando uma emoção nas que ainda não entendem o que é do alto ou pela unção que vai junto com ela aos nosso ouvidos e testifica conosco. De um jeito ou de outro, todos choram, o curioso era que me impressionava com o que eu mesmo falava. Glorificava como alguém que eu sempre quis ser, cada coisa linda que saía, mas foram tantas que não lembro de todas, aliás quase nada, mas o que nunca vou me esquecer é da sensação, essa sim, era meu foco, uma sensação causada por Deus vale mais que todos os prazeres humanos, ouso dizer que se um uma imagem vale mais que mil palavras, uma sensação de Deus vale mais que todas as imagens do mundo! É como uma conversa de olhares com alguém com quem se tem intimidade, não precisa falar, os olhos nos olhos poupam trabalho e tempo. E foi assim, os olhos d’Ele nos meus, senti o que Ele sentia por mim, conheci seus pensamentos acerca da minha vida, Ele deixou que eu revisse cenas da minha história, cada vez que chorei no meu quarto e me senti abandonado. Revendo a mesma cena sob a ótica de Jesus, aprendi que a visão d’Ele é atemporal, cada situação não é analisada de maneira isolada, não é como a nossa, nós só conseguiríamos analisar o presente e o passado, Ele não liga pro passado, analisa o presente e o futuro, cada parte se associa com a outra assim como a Bíblia. Então enquanto eu me via no quarto, chorando e lamentando algo ruim que acontecera, percebia Deus sorrindo, me vendo no futuro como alguém mais experiente, mais forte e muito mais confiante em suas promessas, tudo adquirido depois de cenas semelhantes a essas. Quando eu vi alguém sendo falso comigo, mentindo pra mim, me usando para conquistar seus interesses, o Senhor me via aprendendo a perdoar, a orar pelos que me perseguem e a dar alimento para aqueles que mereciam minha espada.

Quando eu me via frustrado com minhas investidas que foram confiadas às minhas habilidades ensinadas nos colégios e faculdades, enquanto eu me lamentava por não ter sido bom o suficiente, Deus me via começando a confiar n’Ele, deixando meus conhecimentos naturais em segundo plano para serem utilizados pelos conhecimentos do alto.

E de repente eu me vi me afastando, foi a maior besteira que já fiz, dando às costas ao Deus de Israel, viajando, saindo, caindo na farra, desde a mais “inocente” cerveja nos barzinhos à droga mais forte das raves. E dessa vez, nesse momento eu sorria. Foi então, revendo isso que eu aprendi o que é o arrependimento, não porque o pecado me levaria à morte, mas porque alguém que sempre cuidou tão bem de mim estava recebendo tanta ingratidão, tanto desprezo, me senti a pior das criaturas e nessa hora vi que o amor de Cristo é tão grande, tão grande que não diminuiu quando eu me afastei.

Arrependimento não é remorço, se alguém diz que se arrependeu e volta a fazer a mesma coisa está muito longe de ter se arrependido. Pode ser qualquer coisa menos arrependimento. Tal conclusão me fez rever algumas orações que fiz e que por várias vezes pedi perdão pelo mesmo pecado, a verdade é que eu não estava convencido de que era pecado e desagradava a Deus. Ao orar e pedir perdão o fazia não por amor a Deus, mas puramente por desencargo de consciência, que não Jesus, mas a religião nos impõe.

Essa vigília foi tão especial porque uma coisa é você saber que é amado por Deus, outra é sentir esse amor. Nossa! É muito diferente! E hoje eu sei. Eu já era feliz só por saber do amor, mas sentí-lo daquela maneira... é impossivel sentir e não querer retribuir esse amor, impossivel! Tenho certeza que não senti tudo o que Ele quer que eu sinta, ainda há águas mais profundas, sei que existem e é pra lá que eu quero ir, não tô nem aí se tem gente que vai ficar brincando na beira desse rio e fica feliz com isso, quero mesmo é ser o Jacques Cousteau do rio das águas do Espírito!

Se você já sentiu a presença de Deus, já foi inspirado por Ele, já foi usado para curar, profetizar, evangelizar, enfim, se já foi instrumento nas mãos d’Ele. Não sei o que sentistes, mas peça mais! Mais, mais e mais! Ele ficará feliz, você ficará feliz e com isso vais poder fazer muitos outros sentirem essa felicidade, se não sentirem ao menos vê-la no teu semblante as pessoas vão. Garanto.

Há águas mais profundas! Mergulhe, você não precisa saber nadar!

Grande Abraço,

Lorenzo Petillo.

Desistindo com Jesus


Eu achava que a gente nunca mais desistiria de nada quando encontrasse Jesus, mas hoje percebi que tem coisas que se somos cristãos de verdade precisamos desistir. Calma! Não virei incrédulo, nem os cultos com palavras de vitória estão errados. Pensa no meu caso, desde que conheci Jesus tive duas namoradas, acho um número elevadíssimo, poxa, sou crente, era pra casar com a primeira! Fazer o que se ela resolveu me dar um pé? Chorei, dias, meses. Quem não choraria? Mas enfim, anos depois percebi o livramento que Deus me deu, por várias vezes QUASE caímos, mas éramos obreiros e embora jovens demais levávamos a obra de Deus a sério. Por motivos que não vem ao caso, mas com base em decepções eu saí da denominação, pouco tempo depois ela saiu da igreja. Hoje está no mundo, tomara que se arrependa e volte para os caminhos do Senhor. Pois bem, voltando ao assunto, disse que passei a desistir, a primeira coisa que aprendi a desistir foi de entender a mente de Deus, coisa que gente antiga de igreja adora fazer. Cara, Ele não muda, mas nem sempre age do mesmo jeito, não tem como falar “Se foi assim é de Deus.” Ou “Não, Deus não age assim, essa pessoa não é pra você.” Existem pessoas usadas, mas existem também as abusadas, aquelas que nunca tiveram um relacionameto abençoado e transmitem seus traumas aos novos relacionamentos e que por vezes abortam o casamento que estava sendo gerado não no útero da mulher, mas no coração do casal – Orem por essas figuras, quem sabe com uma tampa de panela elas se tornem mais otimistas.

A minha segunda namorada, linda, olhos verdes, pele branca, rostinho fino e nariz arrebitado, todo mundo que acabara de conhecê-la perguntava se ela era brasileira. Namoramos por três anos e meio, quase um casamento, me mudei pro Rio e ela ficou de vir quatro meses depois, sendo que depois de um mês ela me liga e fala “não dá mais certo.” Nem insisti, perguntei se era realmente o que ela queria - término confirmado - estranhei muito o fato de não vir lágrima nenhuma aos meus olhos, nunca tinha sentido Deus me confortando daquele jeito, conforto Ele sempre me deu, mas era em meio a um choro compulsivo e soluçante. Olha O Senhor inovando na minha vida! Orei e agradeci, ela é uma verdadeira serva, então se minha vida e a dela está nas mão de Deus, aceitei, pela primeira vez não reclamei. Chega de tentar fazer Deus cumprir a vontade d’Ele na minha vida só se for de acordo com a minha vontade também. Confiei com todo o meu coração, talvez pela primeira vez, assumo. Se eu entreguei minha vida, meu coração, meu ser e tudo o que sou e tenho nas mãos dele, tudo o que acontece é bom, até onde eu não vejo o bem.

A igreja que eu frequento tem muita gente bonita, tem gente que fala que é igreja de playboy, pode? Só se for! Afe, agora que arrumei um emprego decente! E nunca me excluiram porque eu não ia de carro importado pro culto de domingo. Aí, se toca! Se a tua igreja tem só uma classe, ou ricos ou pobres, mano, isso pode ser um problema, Jesus veio pra ricos e pobres, feios e bonitos e até pra bons e maus, nem só pra uns nem pra outros.

O fato é que quando a gente fica carente, parece que tá bêbado. Todo mundo é lindo! A gente fica quase num bem-me-quer mal-me-quer, só que pensamos que se fosse com essa daria certo, aquela alí ja não... E se daria certo era até a proxima passar e a outra, e a outra... Pior quando você é bonito – o que não é meu caso – as meninas solteiras ficam tão mais amigas! Entende, né? Nessas horas temos de desistir, desistir de conquistar com nossas antigas táticas de mundão, conversinhas ao pé do ouvido, os olhares do tipo “quem desvia o olhar primeiro” e como quem não quer nada pegar na mão da guria pra ver se cola! Cara, não que isso nunca possa acontecer, mas se estás querendo conquistar de um jeito carnal, como podes deixar que Deus que é Espírito influencie esse relacionamento? Olha, eu fiz um voto comigo, por enquanto é só comigo, quero namorar de corte, é, não fiz com Deus porque é melhor não fazer um voto do que fazer e não cumprir! Né?

Sendo que a gente geralmente pensa nas beldades da igreja, como se as comuns não pudessem dar certo. Tem tanta situação que chega a ser engraçada, um exemplo é aquele casal de “amigos”. Todo mundo já viu um caso desses em sua igreja: os caras são parceiraços, casal nota dez, só andam juntos e quando alguém tira uma onda dizendo que tão muito próximos e tal, eles falam que não tem nada a ver porque são irmãos! Anham, sei... irmãos... então não é namoro, é incesto! Só eles que não perceberam que se amam mais do que qualquer um amaria. Já viu uma dessa né? Agora se enxerga e vê se você não é um desses! Às vezes a pessoa tá lá, do nosso ladinho, mas o medo de estragar a amizade acaba influenciando na vontade de Deus, como? Cara, Deus não vai fazer igual a um fazendeiro que teve sua filha “bulinada”, pega o ”trabuco” e obriga o “cabra” a casar! Vai de você ter comunhão pra saber o que Ele quer e só se consegue isso com o bom e velho: Joelho no chão, jejum e oração!

Outra atitude boa é antes de qualquer coisa, quando começa um sentimento é ir falar com o teu pastor, pedir orientação, afinal é impossível ver a floresta enquanto se está entre as árvores, ele está de fora, vai ter uma visão bem mais ampla sem contar mais experiente da situação. Obediência é tudo nessa hora. Mas se você não quiser obedecer e seguir as instruções que te forem passadas, bem, o pastor não vai te obrigar, mas pense em quantos casais deram certo sem a bênção de seu pastor. Eu particularmente não conheço nenhum. Nesse caso não é necessário muita fé, o raciocínio lógico fala alto o suficiente.

Desisti, desisti de encontrar alguém, de me encontrar em alguém, de fazer a minha vontade, todas as vezes que fiz isso quebrei a cara. Me entrego à vontade do Senhor, quem Ele mandar e eu sentir em meu coração aquela sensação indescritível que só o Santo Espírito traz, bem, é essa. Até lá vou tentar deixar de ser egoísta! O que? Acha que não? Olha só, já vi muita gente falando que quer uma pessoa que a faça feliz, mas até hoje nessa minha curta vida nunca ouvi ninguém falar que quer encontrar alguém pra fazer essa pessoa feliz. Acho que essa é a principal diferença entre o relacionamento que vem de Deus pro que vem do mundo. No do mundo a pessoa te faz feliz e em troca você também dá a felicidade pra pessoa, no de Deus não, você fica mais feliz em dar a felicidade do que em recebê-la. Pior ainda quando se trata de sexo, lembro a anos atrás quando interroguei Papai acerca de sexo e fidelidade no casamento, o que me veio na mente foi uma imagem de uma família bem peculiar, sabe aqueles quadros bonitos com toda a família de traje social? Bem, me veio um quadro desses na mente, só que o pai, o chefe da família estava em uma cadeira de rodas, não entendi e pedi discernimento, Deus me disse bem claramente que aquele homem era muito feliz, pois não tinha mais relação com sua mulher e mesmo assim ela o amava e ele tinha certeza desse amor, tinha uma criança no quadro, devia ter sido feita antes de um possível acidente. Mas como ele não tinha mais sensibilidade da cintura pra baixo... Bem, o fato é que esse homem tinha em si uma certeza que poucos homens têm, a de que sua esposa o ama e não o trocaria por ninguém, porque sexo no caso deles foi a consequêcia de um sentimento e não a causa, com ele ou sem ele se amariam do mesmo jeito. Deixa eu explicar melhor. Sabe no mundão quando o casal ta se conhecendo, se gostando e começa a fazer sexo e daí então se apaixona de vez? Aquela química forte, intensa? Poisé, nesse caso o sentimento foi a consequência de um contato e não causa. Na vida cristã é diferente, acontece um sentimento e só depois o contato, depois do casamento e aí o casal cristão tem certeza que se ama pelo que são, pelas suas afinidades, qualidades, jeitos, trejeitos e não porque o outro é bom de cama. Mas no mundo, bem, essa certeza dificilmente existe, afinal se acontecer uma química com mais alguém pode acontecer um sentimento mais forte que o anterior e aí vem mais um término! Ahaaaaa. A certeza de um sentimento tão bom, verdadeiro que independe de sexo e até mesmo da presença do outro não está presente em todos que dizem amar, concorda? Quantos podem dizer que realmente confiam no seu conjuge? E dos que dizem sim pergunte se eles continuariam confiando se tivessem de fazer uma viagem de seis meses, teriam tanta certeza da fidelidade?

Calma, Deus tem um plano. Tudo o que você passou, o que viveu, às vezes até o que errou é a base pra que o seu atual ou próximo relacionamento dê certo, pra que não cometas o mesmo erro de novo. Ei, isso não é desculpa pra sair fazendo besteira e se justificar dizendo que é pra adquirir experiência, viu? Cuide de você para aprender a cuidar de outro. Pensamos tanto na pessoa que vai completar a gente e esquecemos de pensar que temos de melhorar a cada dia pra nos tornamos a pessoa que vai completar alguém. Só que pra Deus nos abençoar, nesse caso em especial, somos abençoados e ao mesmo tempo somos a bênção. Que tipo de bênção você seria hoje? Pense nisso e da próxima vez que for orar pela pessoa que queres, peça uma vez pra ter as mesmas qualidades que queres nessa pessoa, uma pessoa boa, paciente, compreensiva, carinhosa e nada ciumenta, companheira, amiga e fiel... Peça primeiramente para ser a bênção, ser abençoado será consequencia disso.

Abração, Deus abençoe!

Lorenzo Petillo.

Verdades


Sou alguém que descobriu que vale a pena morrer, desde que a causa seja justa.
Todo mundo diz que conhece Jesus, que está com Ele, não duvido disso, dou glória a Deus quando ouço algo do tipo, mas quando a gente conhece alguém, sabemos o que esse alguém gosta de comer, o nome do pai, onde mora, qual ônibus passa perto de sua casa, etc. E então? Conhecemos mesmo Jesus?
Todo mundo diz que tem fé... Conceitos próprios não me convencem. O papo de "Fé pra mim é isso ou aquilo" não rola não, fé não é uma coisa que cada um pode gerar um conceito, é como mudar o significado de sapato no dicionário... Imagina alguém dizendo "Sapato pra mim é..." Pô, peraí! Não! Sapato é sapato e pronto!
"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. (Hebreus 11:1)
Se você tem fé em algo que você pode ver... Sinto muito, sério mesmo... Não é fé... Não fique zangado(a) comigo, mas se você prefere acreditar no que te traz conforto, tudo bem, continue vivendo na matrix! Mas eu vim te dar a pílula vermelha... Jesus, mano...
Agora tem um detalhe muito bom e que é comum mesmo no mais descrente, sabe a parte que fala nas "coisas que se esperam" Todo mundo espera alguma coisa, espera algo, algumas pessoas agem pra isso, outras esperam cair do céu, mas todas esperam...
Eu escolhi esperar e ter fé não mais em pessoas ou objetos, mas sim em Alguém que sabe o que é melhor pra mim, até mais que eu. Não entendeu? Bem, sabe quando gritaram "Desce do telhado, menino!" Opa, essa foi comigo! Mas enfim, aquela proibição que te deram e que depois você viu que pôde ter salvo sua vida? Ou então a ordem que te deixou chateado pra caramba, mas que te ajudou a ser o que é hoje? Um belo exemplo disso é o bom e velho "Sai da frente da televisão e vai estudar!"
É assim que me sinto hoje... Obedeço, porque confio e sei que é pro meu bem, posso não saber o porquê na hora, mas Ele nunca deixa de me falar depois, afinal como seria uma relação de confiança se eu soubesse de tudo, se eu soubesse dos planos d'Ele? Se fosse assim seria razão e não fé. Concorda?
Brother, estar com Jesus não quer dizer que você vai mudar de amigos, mudar seu jeito ou roupas... Cada um cada um... Mas se o cara quer andar de terno no calçadão quando os termômetros estão derretendo, deixa o cara! Não tem gente que fica de camiseta numa boate com o ar condicionado no máximo? É gosto... Eu prefiro um bermudão e sentir o vento no peito depois de dar um tchibum logo depois da quebrada! Heheh...
Agora sim, sei o que é me sentir bem... Sei o que é amor de verdade que nem a morte separa.
Sou instrumento do Deus vivo, seu Espírito habita meu corpo, eu estou n'Ele e Ele em mim e não tem bebida, beijo, onda, droga ou prazer algum que se compare à isso. Minha família me deixou livre pra escolher e eu escolhi servir a Ele, ninguém me obrigou, assim como ninguém pode me impedir... Ele merece mais do que ninguém... Nenhum amigo abriria mão do que Ele abriu pra ficar comigo, nenhuma mulher, nem minha mãe agüentaria o que Ele agüentou, tentar eu sei que ela tentaria, mas não seria capaz de suportar... Ele não deu algo... Ele se deu. E por isso o mínimo que posso fazer e dar ao menos o meu amor e deixar que Ele seja o único... Não só por gratidão, mas porque Ele me conquistou. Veja bem, Ele tem de ser o único, não o primeiro. Acha exagero? Deixa eu ser mais claro... Você ta namorando e seu namorado fala "Olha você é a titular, é a primeira, mas eu tenho outra, mas não se preocupe, ela é a segunda, viu amor da minha vida?" quantas mulheres você conhece que aceitariam isso? A Bíblia fala que Ele tem ciúmes dos que são d'Ele.
Deus, Jeová, Adonai, Yeshua, Jesus... Como queira chamá-lo... Ele vem, mais rápido que o Chapolin, Batman ou Homem-Aranha... Só com um detalhe: Ele não é ficção! Ele é real, venceu a morte, quantos conseguiram isso? Pode falar com Ele, pode clamar, orar baixinho, chama que ele vai estar do teu lado, mas e se Ele te chamar?
Nem sempre o que a gente acha certo é certo aos olhos d'Ele, a maioria das pessoas fala que o que diz e faz é certo aos olhos de Deus porque se sente bem ou não se sentem mal ao fazer... Mas, ei... você não ta inventando um Deus não? Como você descobriu o que agrada ou desagrada? A maioria joga pra Deus os conceitos que os pais lhe deram, já percebeu isso? Se o pai disse que é errado, a criança cresce e julga que também é errado aos olhos de Deus e o inverso é real também, pode reparar que os conceitos de certo e errado a gente pega dos pais jogamos como se fosse certo pra Deus ao longo da nossa vida, mas a verdade não está na boca dos nossos “velhos”, e sim na Palavra. E se os seus pais estiverem errados porque os pais deles também aprenderam errado com os pais deles e assim por diante? Como eu sei? Eu não sei, mas um livro que está presente em 99,9% dos lares, alguns até servem de enfeite aberto no salmo 23 em cima de uma mesinha na sala, é só pegar esse livro e lê-lo, ali diz a verdade e só a verdade.
Se o diabo existir (você quem sabe) o maior triunfo dele seria fazer você acreditar que ele não existe, ou que o inferno é aqui, ou seja, não tem como ficar pior! Imagina se ele existisse e conseguisse isso? Poisé, eu já pensei muito nisso antes de começar a ler a Palavra. Deixe de lado só um pouco os outros, seus conceitos, suas religiões, seus tradicionalismos e fique um tempo sozinho com Deus e pergunte o que Ele quer de você e não o que você quer d'Ele.

Grande Abraço,

Lorenzo Petillo.